Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Peripécias e anotações do meu dia-a-dia. Haja alegria! (e família/ amigos, bons petiscos e viagens pelo meio, já agora...)
Sinto-me uma autêntica fábrica de ranho. Sim, não é um tema bonito mas espelha a minha realidade nos últimos três dias. Mas que raio, donde vem toda esta porcaria? Atentem nos ensinamentos da Wikipédia:
O muco é uma substância visco-elástica de origem biológica. É produzido como método de proteção de superfícies no ser vivo, contra a desidratação (pulmão), ataque químico (mucosa do estômago), bacteriológico (mucosa respiratória) ou simplesmente como lubrificante (esófago, cólon). O muco é produzido por um tipo especializado de célula, a célula caliciforme, que segrega continuamente glóbulos de muco. É composto por uma mistura de e de proteoglicanas sintetizadas no ergastoplasma e no aparelho de Golgi.
Na constipação/resfriado comum, na gripe e em outras afecções respiratórias, as células ciliadas do epitélio respiratório, que continuamente empurram o muco para ser deglutido, são destruídas pelo vírus, libertando água e sais do interior das células. É assim produzido muco aquoso em grandes quantidades que é expelido pelo nariz. Este sintoma continua inclusivamente após a resolução da infecção, até às células ciliadas do epitélio se regenerarem.
Portanto a culpa é das células ciliadas do epitélio respiratório. Agora já sei. Malditas sejam, células ciliadas do epitélio respiratório! ( realmente com nomes destes percebe-se que os médicos demorem 12 anos a especializarem-se...)
Adorava conseguir, mas as ciliadas não me deixam!