Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Expectativas vs Realidade

por Claudia, em 18.03.16

Na era digital, em que somos inundados de fotografias extremamente apelativas de locais, refeições, acessórios, mesmo pessoas, quantas vezes a realidade não se revela uma tremenda desilusão? Um local idílico afinal está tão cheio de gente que vira um inferno; um prato que prometia levar-nos ao céu afinal vem mal apresentado e o sabor deixa muito a desejar; uns sapatos que garantiam ser duráveis, confortáveis e, ainda, fashion, afinal são piores que o china, and the list goes on. Nem de propósito, cruzei-me com este post que tive de partilhar. Destaco os que já vivi em primeira mão e subscrevo inteiramente...

 

#3 Admirar a Mona Lisa no Louvre - confesso que admirar é claramente esticar a coisa, porque tinha trezentas mil pessoas em redor do quadro, conseguindo somente vislumbrá-lo ao longe e sem qualquer detalhe. A "prova" e o melhor zoom que consegui, a custo! (Dezembro 2014)

IMG_6362.JPG

IMG_6365.JPG

#8 Banhar-me na praia do Leblon revelou-se bem menos engraçado do que imaginaria, não obstante a vista imponente dos morros e o calçadão - a praia estava pior que Carcavelos no verão, já para não falar do facto de se vender de tudo e mais alguma coisa, pior que a feira. Ainda por cima um dos dias levantou-se uma neblina tremenda. Tenho um registo fotográfico muito fugaz do momento, aliás se fiquei lá duas horas foi muito... mil vezes ir para as compras perder-me nas marcas brasileiras... (Outubro 2014)

Clau in leblon.PNG

 #11 Admirar a Fontana de Trevi e atirar a moedinha que me permitiria conhecer o Bruno no ano seguinte (ahah tá!) não se revelou uma tarefa fácil. E não me convencem com as épocas baixas, porque a enchente era igual em Agosto e em Fevereiro. Mas recomendo a gelataria na praça! (Agosto 2011 e Fevereiro 2014)

P1020290.JPG

 

#18 Aproveitar a Praça de S.Pedro no Vaticano também é um desafio, para não falar da fila para entrar na Basílica. Mas vale imenso a pena. É lindíssima e a vista soberba. Na praça, até consegui tirar uma foto com um Cardeal e desconhecidas!!!! (Fevereiro 2014)

DSC_0809.JPG

DSC_0813.JPG

DSC_0817.JPG

DSC_0830.JPG

 #19 Visitar a Acrópole em Atenas era um sonho tornado realidade, se esquecermos o mar de gente e o calor infernal que se fazia sentir naquele final de Julho. De qualquer modo é imperdível. Infelizmente, o registo fotográfico é físico, pois já fui em 2005, no Verão antes de entrar na faculdade! Atenas não me encantou, apesar da história, pois achei uma cidade suja e os gregos intragáveis, a fumar em todo o lado, inclusive dentro das lojas de roupa! Mas às ilhas quero voltar!

 

Bom, dito isto, viajar é maravilhoso e sabe sempre bem, mas nem sempre os sítios mais famosos são os melhores! Há muito por descobrir Terra fora, haja tempo, saúde e dinheiro!

E por esta blogosfera fora, quais as maiores decepções de viagem? 

Para não falar só de decepções, um dia destes partilho as melhores surpresas...


24 comentários

Imagem de perfil

De A rapariga do autocarro a 19.03.2016 às 19:49

Há locais que se tornaram impossíveis de visitar, quando estive no Louvre optei por não ir ver a Mona Lisa para fugir das enchentes! Até em Lisboa se está a tornar impossível ir a certos sítios.
Imagem de perfil

De Claudia a 20.03.2016 às 07:57

Realmente é verdade! Eu confesso que achei que tinha de tentar ver, mas foi um desafio! Há vantagens e desvantagens na democratização das viagens/voos... mais gente, pior qualidade de férias!
Imagem de perfil

De Sandra a 21.03.2016 às 09:06

Bom post Cláudia :) É mesmo isto. As fotos turísticas que vemos por aí nem sempre correspondem à realidade. Quanto à Mona Lisa e ao Vaticano acho que tive mais sorte que tu...na Fontana de Trevi nem por isso, estava um caos quando lá fui.
Mas no Stonehenge, falado no artigo, também não apanhei aquela confusão, hoje em dia já não deixam as pessoas estarem literalmente em cima das pedras, portanto é mais tranquilo para ver e tirar fotos! :)
Imagem de perfil

De Claudia a 21.03.2016 às 17:10

Obrigada :) Stonhenge está na wishlist, pelos vistos ainda bem que esperei - as fotos no artigo estavam assustadoras, fizeram bem em limitar o acesso! Beijinho
Imagem de perfil

De Ana CB a 21.03.2016 às 09:57

Devo ser uma sortuda porque das duas vezes em que fui ao Louvre consegui ver a Mona Lisa perfeitamente. É verdade que já foi há uns anitos :) da primeira vez ainda a dita cuja não estava atrás de um vidro (era eu adolescente). Mas na visita mais recente acho que o segredo foi ter ido ao fim da tarde, num dos dias em que o Louvre está aberto até às nove e tal da noite. Há muito menos gente e consegue-se visitar o museu com calma.
A minha maior desilusão em viagem foi Pamukkale, na Turquia. Aquele sítio lindo que se vê nas fotos, com aquelas piscinas de água limpinha em "conchas" calcárias... nada mais enganador. É proibido andar nas formações e o pequeno "carreiro" onde nos deixaram passar, mesmo no topo, estava pejado de gente e a água estava sujíssima e cheia de detritos. Não tem nem metade da graça que as fotos mostram.
Felizmente, as surpresas agradáveis têm sido em muito maior número do que as desilusões :)))
Bom início de semana
Imagem de perfil

De Claudia a 21.03.2016 às 17:09

Obrigada pela partilha :) teve muita sorte relativamente à Mona Lisa! De resto, confesso que ainda não conheço a Turquia mas queria mesmo muito ir a Istambul, à Capadócia e às praias, mas infelizmente de momento a insegurança e o tumulto assustam e tenho evitado. Mas todas as fotos que vejo são de facto arrebatadoras! Boa semana :)
Imagem de perfil

De Ana CB a 22.03.2016 às 09:41

Ir à Turquia pelas praias acho que não vale a pena, as que conheci não compensam a viagem, de maneira nenhuma. A Capadócia é interessante, mas na sua maior parte um bocado diferente daquilo que as fotos mostram. Já Istambul... Istambul é fantástica! Foi a melhor surpresa que tive na minha primeira viagem à Turquia, e é até agora a minha cidade europeia favorita. Costumo dizer que hei-de lá voltar sempre que tiver oportunidade e curiosamente tinha planeado ir lá com um grupo de amigos nos feriados de Junho, mas os últimos acontecimentos fizeram com que eles pusessem a ideia em "stand-by", pelo menos pelos tempos mais próximos. O que é uma pena... :(
Imagem de perfil

De Claudia a 22.03.2016 às 10:54

Tenho mesmo imensa curiosidade, é realmente uma pena a insegurança... Espero que acalme rapidamente! Obrigada pela partilha!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.03.2016 às 23:53

Estive em Pamukkale tive sorte e adorei; banhamos-mos nas piscinas ou conchas calcárias que quisemos e não nos colocaram qualquer objeção. A água era límpida, transparente e quente. Devo dizer que ultrapassou as minhas espectativas. Talvez a época do ano tenha tido influência - final de Maio. Aliás gostei muito da Turquia em geral: um país limpo e o que mais me encantou foram os milhões de rosas e jardins muito bem cuidados.
Imagem de perfil

De Ana CB a 22.03.2016 às 09:35

Também gosto imenso da Turquia. E realmente a "sorte" nestas coisas tem muito a ver com a altura (do ano, às vezes até da semana) em que se viaja :)))
Imagem de perfil

De Palavra de Bailarina a 21.03.2016 às 13:38

Confere! O Louvre é a loucura para conseguir ver o que quer que seja. Em Londres também fiquei um bocadinho decepcionada com a minha visita ao Madame Tussauds, porque uma pessoa vê fotografias de toda a gente com os bonecos de cera e tal, mas falta a parte da "luta" antes de conseguir tirar a tal foto sozinha, porque é milhares de gente em roda. Ronda, em Málaga, também me desiludiu, porque as fotografias mostram uma ponta romana com uma vista brutal, mas depois para tirar fotografia a essa vista brutal só temos duas opções: descer muuuuuita escadaria (e, consequentemente, voltar a subir) ou então esticar o braço e empuleirar-nos nos muros, rezando para não cair. Há sítios que nem fazemos ideia do quão maravilhosos são, e um exemplo foi a minha viagem ao México (riviera maya). Paraíso e cultura num sítio só :) Não ia com as expectativas muito elevadas e foram completamente superadas. Aconselho!
Imagem de perfil

De Claudia a 21.03.2016 às 17:05

Muito obrigada pelo comentário! Quanto à riviera maya estou totalmente de acordo, vale imenso a pena!! Cancun é muito turístico, mas a riviera ainda tem floresta virgem, as praias são fenomenais e tem a parte histórica de tulum e das pirâmides de chichén itzá (sendo que eu ainda as consegui subir, acho que entretanto proibiram)! Quanto ao madame tussauds, eu tive sorte, fui um dia de semana à tarde e estava com pouquíssimas pessoas, conseguimos ver tudo calmamente, brincar e tirar fotos sem qualquer pressão ou confusão! Eu sou fã incondicional de Londres, mas admito que a maior parte dos museus e galerias costumam estar apinhadas. Um dos meus favoritos é o Museu do Churchill, os bunkers onde os membros do Governo se protegeram dos bombardeamentos à cidade na 2ª Guerra Mundial! Um must see!
Imagem de perfil

De Inês Saraiva a 21.03.2016 às 14:51

Ao ler o post revi-me em alguns momentos, como admirar o quadro de Mona Lisa e a Fontana di Trevi!

Tentei apreciar o quadro logo na altura em que o livro de Dan Brown saiu, completamente em vão, o aglomerado de pessoas ali de volta era tanto que nem consegui perceber bem se ali estava o quadro ou não, para já não falar que na altura não nos deixavam tirar fotos, a minha irmã bem tentou mas o segurança fez-lhe apagar a foto.

Quanto à Fontana di Trevi, foi um luta conseguir um espacinho para tirar uma foto decente, mas voltei á noite e com calma lá lancei a moeda sem acertar na cabeça de alguém!
Imagem de perfil

De Claudia a 21.03.2016 às 16:59

Acho que no meu caso o segurança nem me devia conseguir ver, mas não me lembro de ver sinais a proibir fotografias, até porque estava tudo a tirar! Quanto à moeda, eu acho que vale mesmo a pena atirar, mas com cuidadinho hehe
Imagem de perfil

De saracasticamente a 21.03.2016 às 15:53

Visitei todos esses, à excepção da acrópole e senti exactamente o mesmo!
Imagem de perfil

De Claudia a 21.03.2016 às 17:11

É tentar ir nas horas menos óbvias, ou marcar férias em locais menos turísticos!
Imagem de perfil

De saracasticamente a 21.03.2016 às 17:12

O ano passado fui a Londres e fui ao Big Ben logo de manhã muito cedo. Não estava lá quase ninguém e tiramos fotos espectaculares!
Imagem de perfil

De Claudia a 21.03.2016 às 17:24

Aí está dos poucos sítios em Londres que ainda não consegui visitar. Esse e o London Eye. Desisto sempre! Obrigada :)
Imagem de perfil

De saracasticamente a 21.03.2016 às 17:27

Desta última vez que fui a Londres também fui ao London Eye. Vale muito a pena. A próxima será para ir a um musical!
Imagem de perfil

De Burguesita a 21.03.2016 às 17:28

Existem espaços que perdem a magia pelo conjunto de pessoas e não só! =/

Bjnh
Imagem de perfil

De M a 21.03.2016 às 17:56

A experiência do Louvre para mim foi mais ou menos igual. E eu que estava com grandes expetativas de ver a Mona Lisa. Aparte disso, como não tive oportunidade de viajar muito, não tenho mais nenhuma desilusão. Pode-se dizer que a realidade no geral superou quaisquer expetativas! ahahaha
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 21.03.2016 às 18:40


Muito bom, mas mesmo que haja muita gente, sabe bem conhecer os lugares.
Nada posso dizer de Leblon e da Acrópole, mas posso dizer dos outros lugares.
Gostei do Louvre, mas ver a Mona Lisa, decepcionou-me pelas muitas pessoas que estavam lá, e porque pensei que fosse um quadro maior.
O Vaticano, vi e adorei, acho que vale a pena o tempo de espera, para ver todos os corredores cheis de pinturas lindíssimas e a Capela Sistina, que estava apinhada de gente que tirava fotografias sem dar importância aos vigilantes que sistematicamente observavam que era proibido tirar fotografias.
Fontana de Trevi, estive lá de dia e à noite, não me recordo se a moeda chegou lá, mas é digna de se ver.



Imagem de perfil

De André Valente a 26.03.2016 às 10:11

Bruxelas! O centro histórico é, de facto, bonito e tem alguns locais interessantes para se visitar. Para além disso, não achei piada à cidade. As ruas são extremamente grandes e a cidade não tem nenhumas dimensões por aí além, nem população suficiente para encher tais ruas. As ruas mais modernas não combinam com os edifícios históricos, parece que algo falhou no planeamento urbano. E as pessoas... Bem, tão antipáticas! Fiquei com a ideia de uma cidade que quer ser mais do que aquilo que é.

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Instagram

view my food journey on zomato!



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D